Acerto de Motorista

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

MANUAL

ACERTO DE MOTORISTA

Os acertos de motoristas são feitos quando a transportadora tem sua própria frota de caminhões, na qual o que define o acerto

• Os lançamentos de Viagens / CTes ou não em (Viagens → Viagens)

• Vales/Adiantamentos em Conta Corrente Empresa/Funcionário (Cadastros → Conta Corrente Emp/Func)

• Despesas com combustível, borracharia, pedágio, entre outras, em (Cadastros → Ordem Serviço e Cadastros → Contas a pagar)

e são registrados no Acerto do Motorista (Relatórios → Acerto de Motoristas), ou seja, para fechar o acerto são requisitos básicos todos estes cadastros, à seguir serão demonstrados.

Viagens

O CTe ou CTRC ou Carta Frete é lançado em Viagens, considerando que o usuário já tenha instrução para o lançamento em (Viagens → Viagens),

O SAT irá armazenar o valor do faturamento do motorista e conforme a transportadora é definido uma regra de produtividade de como irá pagar a comissão para o motorista e antes de lançar as viagens, o usuário irá verificar alguns pré-requisitos para lançar a viagem, e usaremos como base de comissão o tipo de produtividade faturamento bruto dos fretes, aplicaremos uma porcentagem de comissão ao motorista. Veremos a seguir:


Pré-requisitos para lançar a Viagem e gerar o Acerto de Motorista

Ir em Tabelas → Funcionários:

1.png


Verificar se esta marcado a opção Funcionário. Veja abaixo:

2.png

O Motorista tem que ser obrigatoriamente funcionário da transportadora para termos uma relação do acerto de motorista com o veículo da frota, até para saber o que o funcionário/motorista faturou, realizando viagens com os veículos da frota da empresa.


Definir a porcentagem de comissão do motorista, através do faturamento bruto em relação ao frete motorista de cada viagem, vá até o menu Tabelas + Motoristas, selecione a aba 2.Complemento, por padrão o Tipo de Produção: Bruto fica marcado, conforme figura abaixo:


3.png

Se desejar que o Tipo de produção seja diferente, informe a equipe do suporte.

Ir em Tabelas → Veículos:

4.png


Verificar se está definido na opção Propriedade igual a Próprio Produtivo, ou seja, conforme explicação anterior, serve quando o veículo é da frota da empresa e pode-se preencher o campo Produtiv. Padrão (%) que é comissão do motorista. Conforme figura abaixo:


5.png

Lançamento das Viagens do período

Ao lançar a viagem, utilizando o veículo de código 1 - Placa INT-3093 as opções de Propriedade e Produtiv. Padrão do cadastro do veículo é carregado automaticamente.

Indica o que será próprio produtivo o campo Tipo Frete = Próp. é o que indica a porcentagem de comissão em cima do valor do frete motorista é o campo %.Veja abaixo:


6.png


À medida que vão sendo lançadas as viagens a comissão do motorista é atribuída, à partir do Valor do Frete Motorista.

Importante: Lembrando que o campo % deve ser sempre preenchido para chegar no valor a pagar de comissão para o motorista. 
Além disso, é importante também, que no acerto de motorista seja estabelecida uma data para acompanhar o período que foi realizado as viagens do motorista, 
esta data normalmente é a mesma da data de emissão do CTRC/Viagens, se for diferente pode ser alterada em Viagens → Viagens, na aba 2.Complemento no campo Data Viagem Motorista.


7.png

Relações da Viagem com a Conta Corrente Empresa/Funcionário

A Conta do Funcionário/Motorista tem relação com a viagem quando, por exemplo, digamos que o motorista saiu para a viagem e precisou de um valor de adiantamento, sendo assim em Viagens → Viagens, ao lançar o CTRC você já indica o valor de débito motorista no campo Adiantamento, segue abaixo:


8.png


Ao salvar a viagem, nesta mesma tela, na aba 3. Dados Compl. consulte o campo CC Emp/Func Adto:, veja abaixo:


9.png


Com o valor aplicado na Viagem, o SAT gera automaticamente em Cadastros → Conta Corrente Emp/Func, um débito para o motorista do mesmo valor, no exemplo, o SAT gerou um número interno de código 11, ao pesquisar por esta numeração, veja o que aparece, conforme figura abaixo:


10.png


Isto significa que o SAT, gerou um Adiantamento Referente a conhecimento de numero de CTRC/Viagem igual a 1 e série U-Única, de acordo com o campo Descrição acima.

Conta Corrente Empresa/Funcionário

Ir em Cadastros → Conta Corrente Emp/Funcionário:

11.png


Para saber como lançar verificar no Manual Cadastros → Conta Corrente Empresa/Funcionário.

Importante: O motorista tem seus créditos e débitos, no momento do acerto a data que é levada em consideração é a Data Controle, que normalmente é igual a data de emissão, conforme figura abaixo:


12.png


Quando for débito, e a Transportadora desejar gerar um contas a pagar para o financeiro informe o Fornecedor e a Data de Vencimento, no campo abaixo:


13.png


Fazendo isto, quando o responsável do Departamento Financeiro, ir em Financeiro → Baixa de Parcelas a Pagar, irá aparecer uma duplicata com a seguinte denominação:


14.png


O Nome do Fornecedor, Nota é o número interno do Conta Corrente Emp/Func, a Série= ADT é a série do tipo Adiantamento.

Despesas

As despesas podem ser lançadas indo em Cadastros → Contas a Pagar:


15.png

Esta opção acima é para os abastecimentos externos ou despesas durante a viagem.

Agora indo a Cadastros → Ordem de Serviço:


16.png


Esta opção acima é para os abastecimentos internos ou despesas internas.

Despesas – Contas a Pagar

Os abastecimentos ou despesas durante a viagem do motorista são lançados no contas a pagar, se precisar de instrução de como realizar o lançamento veja instrução no Manual em Cadastros → Contas a Pagar, temos o seguinte exemplo abaixo:


17.png


Importante: Vincular o Item com a Placa do veículo e ao Cód do Funcionário. O usuário informa a placa do veículo não apenas para o controle do acerto do motorista da frota, mas também para saber o quanto rentável foi aquela viagem (No SAT em Relatórios → Veículos → Rentabilidade) e qual foi o lucro daqueles fretes num determinado período (No SAT em Relatórios → Lucratividade → Frota).


Despesas - Ordem de Serviço

A digitação dos abastecimentos internos vá a Arquivo → Digitação de Combustível:


18.png



Normalmente é utilizada para a transportadora que possui uma bomba de combustível própria, segue abaixo:


19.png


O usuário que lançar a baixa de estoque do combustível, normalmente é o responsável por controlar as Entradas/Saídas do estoque de Litros de combustível, KM, média de consumo dos veículos da frota, considerando que o usuário já tenha instrução destas telas de Ordem de Serviço (Verificar no Manual em ...), quando definido o motorista no campo Motorista, somente assim irá aparecer no acerto do motorista. Ao realizar este lançamento o SAT gera uma Ordem de Serviço, e se precisar Consultar, alterar ou remover esta OS, vá em Cadastros → Ordem de Serviço, conforme segue abaixo:


20.png

Veja acima, que foi gerado a Ordem de Serviço de acordo com a tela que foi lançada em Digitação de combustível, e principalmente com o motorista informado.


Relação da Contas a pagar com a Conta Corrente Emp/Funcionário

A Transportadora precisa lançar uma despesa e gerar um crédito ou débito para o funcionário, suponhamos que o funcionário teve despesas gastas do bolso dele e precisa ser reembolsado, utiliza-se o botão de Gerar Crédito Funcionário ou o funcionário teve despesas com pedágio e os seus gastos foram através do adiantamento que a transportadora passou por depósito, ou antes, de seguir viagem, para isto utiliza-se o botão de Gerar Débito Funcionário, para fazer este tipo de lançamento vá até o caminho Cadastros → Contas a Pagar, conforme segue abaixo:

a)Gerando Crédito: Primeiro no Item da nota precisa estar indicado o funcionário Cód Func., depois disso clique no botão Gerar Crédito Funcionário, em seguida aparecerá a tela para informar o Motorista, clique em Ok, conforme abaixo:


21.png

Com isto o número interno da conta do funcionário será gerado automaticamente no campo Cód. CC Emp/Func, segue abaixo:


22.png

Caso precise pesquisar ou remover o crédito, vá na tela em Cadastros → Conta Corrente Emp/Func, ou clique no botão que tem no contas a pagar mesmo C/C Emp/Mot, com este número interno igual a 18, você pode visualizar o lançamento, segue abaixo:


23.png

Veja acima, portanto o SAT gera o Crédito no campo Descrição como Reembolso para o Fornecedor Intersite referente a contas a pagar de número de nota fiscal 12345.

b)Gerando Débito: Primeiro no Item da nota precisa estar indicado o funcionário Cód Func., depois disso vá até a aba 3. Parcelas, clique no botão Gerar Débito Funcionário, em seguida aparecerá a tela para informar o Motorista, clique em Ok, conforme abaixo:


24.png


Com isto será gerado automaticamente o número interno no campo Cód. CC Emp/Func (volte a aba 1.Dados Gerais do contas a pagar para verificar o número), caso precise pesquisar ou remover o débito, clique no botão que tem no contas a pagar mesmo C/C Emp/Mot, com este número interno igual a 19, você pode visualizar o lançamento, segue abaixo:


25.png


Então SAT gera o Débito e no campo Descrição gera automaticamente como Adiantamento referente ao contas a pagar do Fornecedor Intersite.

Importante: O SAT atribui o crédito ou débito, através do Valor total da Nota Fiscal, independentemente do número de parcelas.


===Acerto do Motorista=== (Relatórios → Acerto de Motoristas)


O Acerto de motorista para ficar completo precisa ter os cadastros anteriores lançados, depois de armazenados os dados de Viagens, CC Emp/Func, Despesas, com isto podemos ir até Relatórios → Acerto de Motoristas, Veja exemplo abaixo:


26.png

Conforme acima, os filtros Funcionário e o Período são informados, depois disso clique no botão Processar, com isto será carregados os seguintes campos:

1.Viagens - irão aparecer todas as viagens vinculadas a este motorista no período da data de viagem do motorista informado na coluna Data Mot, já o preço por tonelada motorista na coluna PPT, o frete do motorista na coluna F. Mot, o valor de base de comissão do motorista no campo Base Com e o valor em porcentagem da comissão do motorista % Def, conforme segue abaixo:


27.png

Todas estas viagens podem ser pesquisadas, com apenas dois cliques do mouse em uma delas, caso o usuário desejar alterar ou remover uma dessas viagens, ao fazer isto clique novamente no botão Processar para carregar as novas mudanças.


Importante:Caso precise ajustar a porcentagem de comissão do Motorista, por exemplo, o campo % Def esta igual a 10% e o proximo acerto será 11%, então iremos clicar no Botão Ajust. Prod ou se caso não estiver na tela do relatório de acerto vá em Cadastros → Ajustar Produtiv. Motoristas:


28.png

Informe o Período do acerto que irá atribuir a nova porcentagem de comissão, depois selecione Motorista e clique em OK, conforme abaixo:


29.png


Defina no campo Percentual a nova comissão e clique em OK:


30.png

Fazendo isso todo aquele período do acerto passa a ter a nova comissão igual a 11%, veja abaixo:


31.png

2.CC Emp/Func – irão aparecer todos os Créditos e Débitos e no final aparecer o Saldo do motorista, a data de controle para o acerto de motorista que é a coluna Data Cont., o número interno da conta corrente que é os campos conforme exemplo código 11,14 e 15. Todos estes créditos e débitos podem ser também pesquisados, ao retornar a tela e caso haja mudanças clique no botão Processar, conforme abaixo:


32.png

Se precisar conferir o Relatório do Funcionário Conta Corrente clique no Botão CC. O usuário tem a opção de conferir os lançamentos num período maior ou até mesmo saber o que foi lançado nos acertos anteriores, clique no botão CC, que irá aparecer a seguinte tela:


33.png


Informe o Período a data do tipo Controle estará como padrão, escolha o Funcionário e pressione OK. Na tela seguinte pressione OK,veja abaixo:


34.png


No relatório o usuário visualizará os seguintes dados:


35.png

Ao conferir este relatório veja que o Saldo Inicial está zerado, então quer dizer que não tem nenhum saldo anterior a data de 01/01/2010 e que na coluna Acerto não tem nenhum código de acerto gerado para os Créditos e Débitos realizados.

Importante: Caso tiver código de acerto significa que aquele crédito ou débito pertence a um determinado acerto e não mais aparecerá em outro.

3.Despesas – Irão aparecer todos os abastecimentos internos ou abastecimentos externos ou despesas de toda a viagem do motorista, o campo Número é o número da nota fiscal ou numero do título, a Data é a data de emissão da nota fiscal, já a Placa do veiculo na coluna Placa e a quantidade em litros na coluna Quant, o Valor da nota, o KM atual do veículo naquela data, entre outros dados, conforme descriminado abaixo:


36.png

Todas estas despesas também podem ser pesquisadas, havendo mudanças tem que sempre clicar no botão Processar.


4.Resumo – Irão aparecer um resumo de todos os valores atribuídos nas viagens, C/C Emp/func e Despesas, conforme os valores abaixo:


37.png


Relacão do Resumo com a Impressão do Relatório de Acerto

Explicaremos o que significa cada um destes 7 (sete) valores destacados acima, para isto clique no botão Imprimir para entender com mais detalhes como chegou no resumo destes resultados, os principais campos a seguir serão descriminados:

Faturamento/Base de Cálculo é o total dos fretes dos motoristas da frota, conforme o que é gerado na aba 1. Viagens, Veja a seguir os detalhes:


38.png


Veja acima, que o total de Fr. Mot. Liq é a soma do frete motorista aplicado em cada uma destas viagens.


Combustivel é o total de gastos com os itens de abastecimento do grupo combustível, na qual são lançados na tela de Contas a pagar/Ordem de Serviço, conforme o que é gerado na aba 2. Despesas, veja abaixo os detalhes:


39.png


Despesas,Veja acima também, este valor significa as outras despesas do grupo de Despesas de Viagem (menos combustível).
Comissao é o custo com a comissão paga ao motorista, mostrando os resultados finais a partir do relatório visualizado em tela ficará no campo Despesas de Viagens, no exemplo, usamos 10% em cima do Faturamento, conforme o que é gerado na aba 1. Viagens, veja abaixo:


40.png


Lucro, Veja acima tambem, que o 1. Faturamento menos as Despesas Viagem (que é a Comissao do Motorista) menos Despesas Extras (que é o Combustivel mais Despesas) é igual ao Saldo (Lucro).
Saldo da CC Emp/Func é o Saldo final do funcionário depois de todos os créditos e débitos lançados. Veja abaixo:


41.png


Saldo a Receber – a Comissão do motorista menos o Saldo da CC Emp/Func é igual ao Saldo a Receber motorista, ou seja, é o valor que o motorista tem para receber da transportadora.


Gerando o código do acerto

Ao mandar imprimir e sair do relatório, aparecerá a mensagem se Deseja gerar o acerto para esse motorista clique em Sim, segue abaixo:


42.png


Se precisar, informe uma observação para o acerto que aparecera no rodapé da impressão do relatório de acerto, segue abaixo:


43.png

Feito isso, o acerto será gerado com sucesso, segue abaixo:


44.png


Como Pesquisar/Remover acerto de motorista já gerado

Se precisar pesquisar acerto clique neste mesmo botão C/C e clique no botão Pesquisar Acerto ou vá até o caminho Cadastros → Acertos de Funcionários:


45.png


Ir no botão listar (Ctrl + T), informe o motorista e o período do acerto que deseja pesquisar ou remover, conforme abaixo:


46.png


Selecione o acerto, voltando a tela de acerto clique no botão imprimir para visualizar o acerto gerado. Segue abaixo o modelo que utilizamos em todo o manual:


47.png




Download Ficha de Motorista

Segue o link com o download do modelo da ficha de motorista.


http://websaf.intersite.com.br/wiki/images/0/0c/Fichamot.doc


Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
WebSaf
SAT Tabelas
SAT Auxiliares
SAT Cadastros
SAT Viagens
Painéis
SAT Financeiro
SAT Relatórios
Exportação - Importação
SAT Manuais/Processo
CTe
Layouts
Integrações
FAQ-Perguntas Frequentes
Apps InterSite
Diagramas
Configurações
Ferramentas