GUIA DE RELATÓRIOS DO SAT

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

SAT

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Extrato Conta Corrente

Relatórios → Financeiro → extrato conta corrente

Sua função é servir de espelho ao extrato bancário. Com bases nos lançamentos de recebimentos e pagamentos ele informa todas as movimentações realizadas e fornece o saldo. Podem-se obter dois tipos de informação que são:

Extrato conta corrente por data da transação → informa que já foi pago ou recebido, considerando em seu saldo final o valor que terá após serem consolidados todos os cheques pendentes. Funciona como espécie de previsão de saldo, pois apresenta o valor que terá em conta após a compensação dos cheques.

Extrato conta corrente por data da baixa → informa todas as movimentações, porém considerando no saldo final somente os cheques que já foram consolidados.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Extrato Completo

Relatórios → financeiro → extrato completo.

Sua função é mostrar todas as transações de parcelas pagas/recebidas realizadas na conta selecionada, e também a que se referem.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Parcelas a pagar/pagas:

Relatórios → financeiro → parcelas a pagar/pagas.


Ele mostra todos os títulos pagos e os que ainda não foram quitados, de acordo com a seleção do filtro.

Nele são mostrados tudo que foi lançado no contas a pagar, desde que tenham sido gerados parcelas. As despesas marcadas como a faturar no lançamento aparecem em outro relatório.

São mostrados também os conhecimentos a serem pagos a terceiros.Nele são mostrados o numero do titulo, numero da parcela, valor a pagar, o valor pago, data de pagamento e vencimento, numero do cheque com que foi feito o pagamento e o numero da conta.


Parcelas a pagar/pagas por fornecedor → informa o que foi e o que tem a ser pago para um ou a todos os fornecedores. Ele é gerado com base na data do vencimento/pagamento do titulo.


Os principais filtros deste relatório têm as seguintes funções: - Fornecedor – é onde se seleciona a qual fornecedor deseja-se obter a informação.

- Filiais – é utilizado para saber o que determinada filial tem pago/a pagar.

- Tipo de fornecedor – é utilizado para ter a informação de quanto se tem a pagar ou já pagou para determinado tipo de fornecedor, conforme no cadastro do mesmo.

- Tipo de pagamento – ele mostra forma de pagamento ao qual o titulo será pago conforme definido no lançamento do mesmo na aba 3 parcelas do contas a pagar.

- Conta Corrente – mostra os títulos que foram pagos em determinada conta corrente, conforme informado na hora da baixa deste.

- Duplicatas – Este é o filtro que determina se o relatório será dos títulos pagos ou a pagar e se selecionada a opção Todos apresentará os dois modos.

- Resumido – mostra somente o valor pago/a pagar ao fornecedor;

- Não resumido – mostra o valor pago/a pagar, numero do titulo, data de vencimento/pagamento, e o total. Se opção for pelos pagos aparecerão o numero do cheque, e por qual conta bancária foi efetuado o pagamento.

- Salta por folha – se selecionado SIM o relatório é gerado em uma página para cada fornecedor, se marcado NÃO ele sai em seqüência.

- Pagamento em cheque – SIM: mostra tudo que foi pago em cheque, desde que no momento da baixa do titulo foi informado que utilizou esta forma de pagamento e o numero do mesmo. NÂO: somente o que foi utilizando outra forma de pagamento, ex: débito em conta, dinheiro..., E TODOS: o que foi pago utilizando cheque ou outras formas de pagamento.

- Num. cheque – é utilizado quando se quer saber o que foi pago com determinado cheque, inserindo o numero o sistema pesquisará e mostrará o foi pago com ele.

- Num. Nota – informando o numero e série da nota ou titulo ele mostrará em que situação ela está, se paga ou não.


Parcelas a pagar/pagas por data → informa o que foi e o que tem a ser pago conforme o período definido. A diferença para o relatório por fornecedor é que este mostra o valor total a pagar no dia e o outro o total que se te a pagar para o fornecedor. Possui os mesmos filtros com as mesmas funções do relatório por fornecedor.


Parcelas a pagar/pagas resumo fornecedor/data → informa de maneira resumida o que foi e o que tem a ser pago, mostrando apenas o valor e a qual fornecedor refere-se o titulo. E é totalizado por fornecedor e não por data. Possui os mesmos filtros com as mesmas funções do relatório por fornecedor.

Parcelas a pagar/pagas resumo data/fornecedor → mostra de maneira resumida as mesmas informações do relatório pagas/a pagar por data.

Parcelas a pagar/pagas resumo data/fornecedor simplificado → apresenta de forma resumida o que tem a pagar por fornecedor totalizando por dia.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Parcelas a receber/recebidas

Relatórios → financeiro → parcelas a receber/recebidas.

Ele mostra todos os títulos recebidos e os que ainda não foram quitados, de acordo com a seleção nos filtros. Nele são mostradas todas as faturas de viagens, valores das duplicatas e os valores com juros (se for o caso), data de vencimento, ou do pagamento, em qual conta o título foi quitado e qual filial foi emitiu a fatura .

Parcelas a receber/recebidas por cliente → totaliza por cliente quanto se recebeu ou tem a receber.

Parcelas a receber/recebidas por data → informa o que foi e o que tem a ser recebido totalizando por dia. Os principais filtros destes relatórios têm as seguintes funções:


- Duplicatas – Este é o filtro que determina se o relatório será dos títulos recebidos ou a receber e se selecionada a opção Todos apresentará os dois modos.

- Filiais – é utilizado para saber o que determinada filial recebeu ou tem a receber.

- Cliente – é onde se seleciona de qual cliente deseja-se obter a informação.

- Itens de despesas de receita – mostra o que recebeu ou tem a receber de juros, rendimento de aplicações... Conforme o item tenha sido cadastrado em tabelas → itens → receita.

- Contas – informa para qual conta foi o valor recebido dos títulos.

- Data de – Este é o filtro que determina se o relatório será pela data de emissão ou vencimento dos títulos recebidos

- Tipo de fatura – determina que tipos de faturas aparecerão nos relatórios, saldo, pedágio, diversos...


Parcelas a receber/recebidas por cliente emissão →informa o que foi e o que tem a ser recebido totalizando por cliente.e apresenta também alguns dados do mesmo.

Parcelas a receber/recebidas por cliente resumido → informa somente o nome do cliente e o valor a receber/recebido.

Parcelas a receber/recebidas por cliente despesas → mostra as despesas de um caminhão de terceiro pagas pela transportadora. E que posteriormente a transportadora deverá cobrar deste.

Parcelas a receber/recebidas por cidade → Apresenta por cidade os clientes e os valores a receber/recebidos.


---

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Posição Financeira

Relatórios → financeiro → posição financeira.


Ele mostra a posição financeira das contas correntes cadastradas de acordo com o período definido pelo usuário, nele são mostrados os créditos, débitos, pendência, limite, saldo e o saldo com o limite. Os principais filtros destes relatórios têm as seguintes funções:


- Tipo de conta – seleciona-se o tipo de conta, se é cliente, normal, agregado, todos.

- Tipo de conta – onde se define quer a posição de uma conta bancária ou não bancária.



Relatórios → Financeiro → Posição Financeira Geral

Ele mostra todos a posição financeira de uma conta corrente específica, de acordo com o período definido pelo usuário, nele são mostrados os créditos, débitos, pendência, limite... Além disso, são mostrados todos os valores de títulos a receber, conhecimentos a faturar, despesas de terceiro a faturar, títulos a pagar, conhecimentos a pagar e contas a pagar não faturadas que a transportadora possui. Possui os mesmos filtros do relatório posição financeira


Período → neste relatório como ele tem o processamento pesado, deve-se utilizar o período contando desde o dia do ultimo conhecimento em aberto para pagar ou faturar como data inicial, e sempre o 31/12/9999 como data final.

Como este relatório busca informações do sistema inteiro, vamos explicar cada campo, e o relatório que deve ser utilizado para sua conferência.

1. Contas Correntes

Inicialmente são mostradas as contas correntes, com:
Saldo Banco → saldo bancário ate a data final
Pendente → cheques emitidos e não compensados
Saldo Real → Saldo banco – Saldo Pendente,
Para conferir: Tirar relatórios  →  financeiro  →  extrato de conta corrente

2. Parcelas a receber ( A vencer )

São as parcelas das faturas emitidas que ainda não foram recebidas dos clientes.
Para conferir: Relatórios  →  financeiro  →  títulos a receber/recebidos  →  Cliente

3. Conhecimentos a faturar

Soma dos valores a faturar dos conhecimentos emitidos no período.
:Para conferir: Relatórios  →  viagens  →  faturamento  →  cliente ou
Relatórios → viagens → fatura simulada

4. Despesas de Terceiros a faturar

São despesas lançadas no contas a pagar, para veículos de terceiros.
Para conferir: Relatórios  →  despesas  →  contas a pagar  →  não faturadas (em uma das perguntas responder SIM a pergunta “despesas a receber de terceiros”)

5. Parcelas a pagar

São despesas lançadas através do contas a pagar que ainda não foram pagas
Para conferir: Relatórios  →  financeiro  →  títulos a pagar/pagos  →  data  coloque 


6. Parcelas a pagar (Conhecimentos)

São os conhecimentos que já foram cobrados pelos postos/agregados e que ainda não foram pagos.
Para conferir: Relatórios  →  financeiro  →  títulos a pagar/pagos  →  fornecedor (escolher a opção “Somente Conhecimentos” na tela de filtro)

7. Conhecimentos a pagar

São os conhecimentos emitidos e que ainda não foram cobrados pelos fornecedores/agregados.
Para conferir: Relatórios  →  viagens  →  pagamento  →  filial (escolher não pagos) e verificar o valor “Não solicitado” no relatório


8. Contas a Pagar Não faturadas

São despesas lançadas no contas a pagar, com a opção “nota e duplicata” desmarcada e a opção “A faturar” marcada.
Para conferir: Relatórios  →  despesas  →  contas a pagar  →  não faturadas (em uma das perguntas responder NÃO a pergunta “despesas a receber de terceiros”)

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Fluxo de caixa

Relatórios → financeiro → fluxo de caixa.

Ele mostra todas as parcelas a pagar e a receber futuras no período selecionado. Sua função básica é para saber o quanto se tem a receber e a pagar.

Fluxo de caixa diário -> mostra as parcelas a pagar e a receber futuras no dia selecionado



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Cheques emitidos

Relatórios → financeiro → cheques emitidos.


São apresentados todos os cheques emitidos, nele são mostrados os valores, a data de emissão, o numero da conta, qual fornecedor foi pago com ele e o usuário do SAT que os emitiu. Os principais filtros destes relatórios têm as seguintes funções:

- Se Desejar que mostre os fornecedores pagos por cheque – se clicar em sim serão mostrados para quais fornecedores os cheques foram emitidos.

- Fornecedor – é utilizado se quiserem saber quais cheques foram emitidos para um fornecedor específico.

- Usuário – se quiser saber quais cheques foram emitidos por um determinado usuário.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Cheques cancelados

Relatórios → financeiro → cheques cancelados.

São apresentados todos os cheques emitidos, e que posteriormente foram cancelados, nele são mostrados o valor, para qual fornecedor foi e a data da emissão.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Cheques pendentes

Relatórios → financeiro → cheques pendentes.

Informa todos os cheques emitidos, e que ainda não foram consolidados, nele são mostrados para qual fornecedor foi e a data da emissão e valor.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Transações por usuário

Relatórios → financeiro → transações por usuário.


Toda movimentação financeira gera um número automático de transação, este relatório mostra quais usuários executaram essas movimentações e as que elas se referem. Os dados a serem informados para filtragem são:

- Usuário – digita-se o nome do usuário ao qual deseja-se a informação.

- Listar – nesse campo pode-se selecionar mais de uma conta o que possibilita ter acesso a informações de mais de uma conta no mesmo relatório.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → BAIXA DE PARCELAS A RECEBER/RECEBIDAS → Extrato Cliente (Saldo Antecipado)

Este relatório serve para conferir se determinado cliente tem Crédito Antecipado com a transportado e o histórico de uso desses créditos

ele possui Filtro por Período , Cliente , Cliente Principal , ou mesmo Conta Corrente


RelSaldoAntecpado.png

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → BAIXA DE PARCELAS A RECEBER/RECEBIDAS → Cliente Saldo Antecipado(Todos)

SAT - Gestão

Relatório → Gestão → Viagens → Lucratividade → Unidade de Embarque

Colunas:

Margem REAL: Utiliza função CALCULAMARGEMFRETE , igual ao relatório → lucratividade → Viagens por Filial

Margem Liquida: Frete Empresa – Frete Motorista - ICMS (Quando Embutido no Frete empresa) – Pedágio (Quando Embutido no Frete Empresa e Não Embutido no Frete Motorista) = margem liquida


Margem BRUTA: (Frete Empresa - Frete Motorista – Pedágio (Quando Embutido no Frete Empresa e Não Embutido no Frete Motorista)) e se a Flag Tributa Impostos igual a marcado e ICMS embutido igual a marcado então subtrai o ICMS Cheio (Sem redução).

Relatório → Financeiro → Balancete de Verificação

BalanceteAtivo.png

BalancetePassivo.png

CÁLCULO E ANÁLISE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Jonatan de Sousa Zanluca

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.

As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:

Liquidez corrente

Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

A partir do resultado obtido podemos fazer a seguinte análise: Resultado da Liquidez Corrente:

Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.

Liquidez Seca

Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

Liquidez Imediata

Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.

Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

Liquidez Geral

Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo. Estes valores também são obtidos no balanço patrimonial. Observação: A partir de 31.12.2008, em função da nova estrutura dos balanços patrimoniais promovida pela MP 449/2008, a fórmula da liquidez geral será:

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Análise dos índices

Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.

SAT GERENCIAL → Relatório → Contador → Títulos A Pagar e A Receber (Data Especifica)

Esta é uma dúvida muito frequente , principalmente em cada final/inicio de ano. Alguém da contabilidade decide gerar um relatório que mostre todo o movimento que ficou em aberto de um ano para o outro, passando por exemplo uma data limite 31/12/2019. Existem duas opções no SAT GER para atender a esta necessidade.

Clique aqui para fazer o download do Guia Rápido Relatórios para Contabilidade - A Pagar e A Receber (Data Especifica).

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
WebSaf
SAT Tabelas
SAT Auxiliares
SAT Cadastros
SAT Viagens
Painéis
SAT Financeiro
SAT Relatórios
Exportação - Importação
SAT Manuais/Processo
CTe
Layouts
Integrações
FAQ-Perguntas Frequentes
Apps InterSite
Diagramas
Configurações
Ferramentas