GUIA DE RELATÓRIOS DO SAT

Edição feita às 19h15min de 23 de abril de 2019 por Intersiteinfo (disc | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

SAT

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Extrato Conta Corrente

Relatórios → Financeiro → extrato conta corrente

Sua função é servir de espelho ao extrato bancário. Com bases nos lançamentos de recebimentos e pagamentos ele informa todas as movimentações realizadas e fornece o saldo. Podem-se obter dois tipos de informação que são:

Extrato conta corrente por data da transação → informa que já foi pago ou recebido, considerando em seu saldo final o valor que terá após serem consolidados todos os cheques pendentes. Funciona como espécie de previsão de saldo, pois apresenta o valor que terá em conta após a compensação dos cheques.

Extrato conta corrente por data da baixa → informa todas as movimentações, porém considerando no saldo final somente os cheques que já foram consolidados.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Extrato Completo

Relatórios → financeiro → extrato completo.

Sua função é mostrar todas as transações de parcelas pagas/recebidas realizadas na conta selecionada, e também a que se referem.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Parcelas a pagar/pagas:

Relatórios → financeiro → parcelas a pagar/pagas.


Ele mostra todos os títulos pagos e os que ainda não foram quitados, de acordo com a seleção do filtro.

Nele são mostrados tudo que foi lançado no contas a pagar, desde que tenham sido gerados parcelas. As despesas marcadas como a faturar no lançamento aparecem em outro relatório.

São mostrados também os conhecimentos a serem pagos a terceiros.Nele são mostrados o numero do titulo, numero da parcela, valor a pagar, o valor pago, data de pagamento e vencimento, numero do cheque com que foi feito o pagamento e o numero da conta.


Parcelas a pagar/pagas por fornecedor → informa o que foi e o que tem a ser pago para um ou a todos os fornecedores. Ele é gerado com base na data do vencimento/pagamento do titulo.


Os principais filtros deste relatório têm as seguintes funções: - Fornecedor – é onde se seleciona a qual fornecedor deseja-se obter a informação.

- Filiais – é utilizado para saber o que determinada filial tem pago/a pagar.

- Tipo de fornecedor – é utilizado para ter a informação de quanto se tem a pagar ou já pagou para determinado tipo de fornecedor, conforme no cadastro do mesmo.

- Tipo de pagamento – ele mostra forma de pagamento ao qual o titulo será pago conforme definido no lançamento do mesmo na aba 3 parcelas do contas a pagar.

- Conta Corrente – mostra os títulos que foram pagos em determinada conta corrente, conforme informado na hora da baixa deste.

- Duplicatas – Este é o filtro que determina se o relatório será dos títulos pagos ou a pagar e se selecionada a opção Todos apresentará os dois modos.

- Resumido – mostra somente o valor pago/a pagar ao fornecedor;

- Não resumido – mostra o valor pago/a pagar, numero do titulo, data de vencimento/pagamento, e o total. Se opção for pelos pagos aparecerão o numero do cheque, e por qual conta bancária foi efetuado o pagamento.

- Salta por folha – se selecionado SIM o relatório é gerado em uma página para cada fornecedor, se marcado NÃO ele sai em seqüência.

- Pagamento em cheque – SIM: mostra tudo que foi pago em cheque, desde que no momento da baixa do titulo foi informado que utilizou esta forma de pagamento e o numero do mesmo. NÂO: somente o que foi utilizando outra forma de pagamento, ex: débito em conta, dinheiro..., E TODOS: o que foi pago utilizando cheque ou outras formas de pagamento.

- Num. cheque – é utilizado quando se quer saber o que foi pago com determinado cheque, inserindo o numero o sistema pesquisará e mostrará o foi pago com ele.

- Num. Nota – informando o numero e série da nota ou titulo ele mostrará em que situação ela está, se paga ou não.


Parcelas a pagar/pagas por data → informa o que foi e o que tem a ser pago conforme o período definido. A diferença para o relatório por fornecedor é que este mostra o valor total a pagar no dia e o outro o total que se te a pagar para o fornecedor. Possui os mesmos filtros com as mesmas funções do relatório por fornecedor.


Parcelas a pagar/pagas resumo fornecedor/data → informa de maneira resumida o que foi e o que tem a ser pago, mostrando apenas o valor e a qual fornecedor refere-se o titulo. E é totalizado por fornecedor e não por data. Possui os mesmos filtros com as mesmas funções do relatório por fornecedor.

Parcelas a pagar/pagas resumo data/fornecedor → mostra de maneira resumida as mesmas informações do relatório pagas/a pagar por data.

Parcelas a pagar/pagas resumo data/fornecedor simplificado → apresenta de forma resumida o que tem a pagar por fornecedor totalizando por dia.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Parcelas a receber/recebidas

Relatórios → financeiro → parcelas a receber/recebidas.

Ele mostra todos os títulos recebidos e os que ainda não foram quitados, de acordo com a seleção nos filtros. Nele são mostradas todas as faturas de viagens, valores das duplicatas e os valores com juros (se for o caso), data de vencimento, ou do pagamento, em qual conta o título foi quitado e qual filial foi emitiu a fatura .

Parcelas a receber/recebidas por cliente → totaliza por cliente quanto se recebeu ou tem a receber.

Parcelas a receber/recebidas por data → informa o que foi e o que tem a ser recebido totalizando por dia. Os principais filtros destes relatórios têm as seguintes funções:


- Duplicatas – Este é o filtro que determina se o relatório será dos títulos recebidos ou a receber e se selecionada a opção Todos apresentará os dois modos.

- Filiais – é utilizado para saber o que determinada filial recebeu ou tem a receber.

- Cliente – é onde se seleciona de qual cliente deseja-se obter a informação.

- Itens de despesas de receita – mostra o que recebeu ou tem a receber de juros, rendimento de aplicações... Conforme o item tenha sido cadastrado em tabelas → itens → receita.

- Contas – informa para qual conta foi o valor recebido dos títulos.

- Data de – Este é o filtro que determina se o relatório será pela data de emissão ou vencimento dos títulos recebidos

- Tipo de fatura – determina que tipos de faturas aparecerão nos relatórios, saldo, pedágio, diversos...


Parcelas a receber/recebidas por cliente emissão →informa o que foi e o que tem a ser recebido totalizando por cliente.e apresenta também alguns dados do mesmo.

Parcelas a receber/recebidas por cliente resumido → informa somente o nome do cliente e o valor a receber/recebido.

Parcelas a receber/recebidas por cliente despesas → mostra as despesas de um caminhão de terceiro pagas pela transportadora. E que posteriormente a transportadora deverá cobrar deste.

Parcelas a receber/recebidas por cidade → Apresenta por cidade os clientes e os valores a receber/recebidos.


---

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Posição Financeira

Relatórios → financeiro → posição financeira.


Ele mostra a posição financeira das contas correntes cadastradas de acordo com o período definido pelo usuário, nele são mostrados os créditos, débitos, pendência, limite, saldo e o saldo com o limite. Os principais filtros destes relatórios têm as seguintes funções:


- Tipo de conta – seleciona-se o tipo de conta, se é cliente, normal, agregado, todos.

- Tipo de conta – onde se define quer a posição de uma conta bancária ou não bancária.



Relatórios → Financeiro → Posição Financeira Geral

Ele mostra todos a posição financeira de uma conta corrente específica, de acordo com o período definido pelo usuário, nele são mostrados os créditos, débitos, pendência, limite... Além disso, são mostrados todos os valores de títulos a receber, conhecimentos a faturar, despesas de terceiro a faturar, títulos a pagar, conhecimentos a pagar e contas a pagar não faturadas que a transportadora possui. Possui os mesmos filtros do relatório posição financeira


Período → neste relatório como ele tem o processamento pesado, deve-se utilizar o período contando desde o dia do ultimo conhecimento em aberto para pagar ou faturar como data inicial, e sempre o 31/12/9999 como data final.

Como este relatório busca informações do sistema inteiro, vamos explicar cada campo, e o relatório que deve ser utilizado para sua conferência.

1. Contas Correntes

Inicialmente são mostradas as contas correntes, com:
Saldo Banco → saldo bancário ate a data final
Pendente → cheques emitidos e não compensados
Saldo Real → Saldo banco – Saldo Pendente,
Para conferir: Tirar relatórios  →  financeiro  →  extrato de conta corrente

2. Parcelas a receber ( A vencer )

São as parcelas das faturas emitidas que ainda não foram recebidas dos clientes.
Para conferir: Relatórios  →  financeiro  →  títulos a receber/recebidos  →  Cliente

3. Conhecimentos a faturar

Soma dos valores a faturar dos conhecimentos emitidos no período.
:Para conferir: Relatórios  →  viagens  →  faturamento  →  cliente ou
Relatórios → viagens → fatura simulada

4. Despesas de Terceiros a faturar

São despesas lançadas no contas a pagar, para veículos de terceiros.
Para conferir: Relatórios  →  despesas  →  contas a pagar  →  não faturadas (em uma das perguntas responder SIM a pergunta “despesas a receber de terceiros”)

5. Parcelas a pagar

São despesas lançadas através do contas a pagar que ainda não foram pagas
Para conferir: Relatórios  →  financeiro  →  títulos a pagar/pagos  →  data  coloque 


6. Parcelas a pagar (Conhecimentos)

São os conhecimentos que já foram cobrados pelos postos/agregados e que ainda não foram pagos.
Para conferir: Relatórios  →  financeiro  →  títulos a pagar/pagos  →  fornecedor (escolher a opção “Somente Conhecimentos” na tela de filtro)

7. Conhecimentos a pagar

São os conhecimentos emitidos e que ainda não foram cobrados pelos fornecedores/agregados.
Para conferir: Relatórios  →  viagens  →  pagamento  →  filial (escolher não pagos) e verificar o valor “Não solicitado” no relatório


8. Contas a Pagar Não faturadas

São despesas lançadas no contas a pagar, com a opção “nota e duplicata” desmarcada e a opção “A faturar” marcada.
Para conferir: Relatórios  →  despesas  →  contas a pagar  →  não faturadas (em uma das perguntas responder NÃO a pergunta “despesas a receber de terceiros”)

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Fluxo de caixa

Relatórios → financeiro → fluxo de caixa.

Ele mostra todas as parcelas a pagar e a receber futuras no período selecionado. Sua função básica é para saber o quanto se tem a receber e a pagar.

Fluxo de caixa diário -> mostra as parcelas a pagar e a receber futuras no dia selecionado



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Cheques emitidos

Relatórios → financeiro → cheques emitidos.


São apresentados todos os cheques emitidos, nele são mostrados os valores, a data de emissão, o numero da conta, qual fornecedor foi pago com ele e o usuário do SAT que os emitiu. Os principais filtros destes relatórios têm as seguintes funções:

- Se Desejar que mostre os fornecedores pagos por cheque – se clicar em sim serão mostrados para quais fornecedores os cheques foram emitidos.

- Fornecedor – é utilizado se quiserem saber quais cheques foram emitidos para um fornecedor específico.

- Usuário – se quiser saber quais cheques foram emitidos por um determinado usuário.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Cheques cancelados

Relatórios → financeiro → cheques cancelados.

São apresentados todos os cheques emitidos, e que posteriormente foram cancelados, nele são mostrados o valor, para qual fornecedor foi e a data da emissão.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Cheques pendentes

Relatórios → financeiro → cheques pendentes.

Informa todos os cheques emitidos, e que ainda não foram consolidados, nele são mostrados para qual fornecedor foi e a data da emissão e valor.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → Transações por usuário

Relatórios → financeiro → transações por usuário.


Toda movimentação financeira gera um número automático de transação, este relatório mostra quais usuários executaram essas movimentações e as que elas se referem. Os dados a serem informados para filtragem são:

- Usuário – digita-se o nome do usuário ao qual deseja-se a informação.

- Listar – nesse campo pode-se selecionar mais de uma conta o que possibilita ter acesso a informações de mais de uma conta no mesmo relatório.



RELATÓRIOS → FINANCEIROS → BAIXA DE PARCELAS A RECEBER/RECEBIDAS → Extrato Cliente (Saldo Antecipado)

Este relatório serve para conferir se determinado cliente tem Crédito Antecipado com a transportado e o histórico de uso desses créditos

ele possui Filtro por Período , Cliente , Cliente Principal , ou mesmo Conta Corrente


RelSaldoAntecpado.png

RELATÓRIOS → FINANCEIROS → BAIXA DE PARCELAS A RECEBER/RECEBIDAS → Cliente Saldo Antecipado(Todos)

SAT - Gestão

Relatório → Gestão → Viagens → Lucratividade → Unidade de Embarque

Colunas:

Margem REAL: Utiliza função CALCULAMARGEMFRETE , igual ao relatório → lucratividade → Viagens por Filial

Margem Liquida: Frete Empresa – Frete Motorista - ICMS (Quando Embutido no Frete empresa) – Pedágio (Quando Embutido no Frete Empresa e Não Embutido no Frete Motorista) = margem liquida


Margem BRUTA: (Frete Empresa - Frete Motorista – Pedágio (Quando Embutido no Frete Empresa e Não Embutido no Frete Motorista)) e se a Flag Tributa Impostos igual a marcado e ICMS embutido igual a marcado então subtrai o ICMS Cheio (Sem redução).

Relatório → Financeiro → Balancete de Verificação

BalanceteAtivo.png

BalancetePassivo.png

CÁLCULO E ANÁLISE DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Jonatan de Sousa Zanluca

Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.

As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:

Liquidez corrente

Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

A partir do resultado obtido podemos fazer a seguinte análise: Resultado da Liquidez Corrente:

Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.

Liquidez Seca

Similar a liquidez corrente a liquidez Seca exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentarem liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos. O resultado deste índice será invariavelmente menor ao de liquidez corrente, sendo cauteloso com relação ao estoque para a liquidação de obrigações.

Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

Liquidez Imediata

Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.

Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

Liquidez Geral

Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo. Estes valores também são obtidos no balanço patrimonial. Observação: A partir de 31.12.2008, em função da nova estrutura dos balanços patrimoniais promovida pela MP 449/2008, a fórmula da liquidez geral será:

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Análise dos índices

Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
WebSaf
SAT Tabelas
SAT Auxiliares
SAT Cadastros
SAT Viagens
Painéis
SAT Financeiro
SAT Relatórios
Exportação - Importação
SAT Manuais/Processo
CTe
Layouts
Integrações
FAQ-Perguntas Frequentes
Apps InterSite
Diagramas
Configurações
Política de Privacidade
Ferramentas